ComCiência Cidadã
Nosso foco é a formação e ação em Ciência Cidadã. Para isso, recrutamos e contratamos uma equipe de jovens pesquisadores, composta por três agentes de campo e uma coordenadora, diretamente do bairro de União de Vila Nova, na Zona Leste de São Paulo. O objetivo é capacitá-los para se tornarem protagonistas na coleta e análise de dados sobre a realidade alimentar em seu próprio território
%2020_30_40_1dd4cc20.jpg)




Laboratório de Inovação Social e Protagonismo Juvenil
Nosso trabalho destina-se a jovens residentes em territórios de vulnerabilidade social na Zona Leste. A Extensão Natural é responsável por estruturar e executar um Laboratório de Aplicação de Vigilância em SAN (VigSAN). Este laboratório é uma das entregas centrais do projeto, apresentando uma abordagem inovadora , aplicando na prática os conceitos da ciência cidadã.
Desenvolvemos um plano de formação robusto e multidisciplinar para capacitar essa nova geração de pesquisadores. O programa formativo da Extensão Natural foi estruturado em núcleos: um núcleo científico, focado no método científico e na ética da coleta de dados sensíveis; um núcleo histórico-ontológico, que aprofunda os conceitos de segurança e soberania alimentar; e um núcleo filosófico, que provoca a reflexão sobre o papel social da ciência e do cientista.
Após o ciclo formativo, nossa equipe guiou os jovens pesquisadores em ações de campo para a coleta de dados no território, utilizando metodologias consagradas como a do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional). A Extensão Natural coordenou a análise desses dados e, como resultado direto, os materiais e informações produzidos por este componente são a base para a elaboração de quatro edições do boletim PainelSAN e para a publicação do Panorama Municipal de SAN 2024

Os resultados da nossa coleta de dados apoiaram as conclusões apresentadas no 2º Panorama de SAN na cidade de São Paulo.
Apoio

Financiamento


