Saúde e Ambiente em Comunidades Quilombolas | Produções no território

Nesse epísodio conversamos com o Prof. Roberto dos Santos Lacerda (UFS) sobre as relações dos temas de saúde e meio ambiente nas comunidades Mocambo (Porto da Folha - SE) e do Sítio Alto (Simão Dias - SE).


Os princípios da sustentabilidade e equilíbrio ambiental são muito mais antigos do que imaginamos. Os valores nas cosmovisões dessas comunidades também se relacionam aos conflitos em curso relacionados à preservação ambiental e cultural.


Esse conjunto tradicional de práticas e saberes é pautado, inclusive, numa concepção de saúde mais ampla do que a mera "oposição à doença", mas como prática integrada em suas diversas expressões. Cristaliza-se num cuidado amplo: com o coletivo humano, mas também com o mundo natural.


O Prof foi autor do artigo Territorialidades, saúde e ambiente: conexões, saberes e práticas quilombolas em Sergipe, Brasil, em que relatou com detalhes essas experiências. Falamos um pouco sobre essa publicação no nosso blog, no post As relações entre ambiente e saúde em saberes e práticas tradicionais.


Você pode conferir a íntegra da nossa conversa no nosso canal do youtube !


Parte 1:



Parte 2:


Parte 3:


Parte 4:


Acompanhe nossas redes para ficar por dentro de tudo que também é Extensão Natural !