"Recomendações Biodiversidade & Covid-19", um marco importante para áreas protegidas

Atualizado: 6 de Out de 2020

O documento Recomendações Biodiversidade & Covid-19: Orientações sobre uso público e pesquisa científica em unidades de conservação e outros ambientes naturais, publicado em 28/08/2020, congrega recomendações importantes para a continuidade das atividades nesses espaços durante a pandemia de SARS-Cov2. Assinado por mais de quarenta instituições ligadas à preservação ambiental, as recomendações buscam restringir a disseminação do vírus entre as populações humanas assim como as de outros mamíferos selvagens.


Fonte: foto por Tsunami Green, disponível em <https://unsplash.com/photos/MXaGelnkX7E>


A partir de uma concepção de Saúde Única (One Health, que, em suma, integra a saúde humana à saúde ambiental), recomenda o planejamento estratégico de reabertura com ações claras e contextualizadas na situação epidemiológica de cada localidade. É nesse sentido que propõe uma avaliação de risco de transmissão de SARS-Cov2, que deve ser ampla (sob diversos eixos, como as atividades que ocorrem na UC, o fluxo de pessoas, o zoneamento local, entre outras) e estritamente contextualizada no território, de forma a estabelecer orientações para gestores quanto às melhores práticas de biossegurança.


Após apresentar perguntas orientadoras para o estabelecimento da avaliação de risco, sugere ainda um modelo de Plano de Procedimento Operacional durante a Pandemia e recomendações de biossegurança para pesquisa em campo. Acesse o documento e compartilhe !