Os seres humanos estão alterando as marés dos oceanos?

Atualizado: 29 de Set de 2020

A maioria das pessoas pensa que as marés são facilmente explicáveis: suas variações de seriam causadas somente pela gravidade da Lua e do Sol. Mas os oceanógrafos começaram a perceber mais recentemente que as marés estão ficando cada vez mais diferentes, com características que não podem ser previstas somente pelo comportamento dos astros celestes.


Em vez disso, as próprias pessoas estão causando mudanças nas marés, como por exemplo através da dragagem de rios e dos regimes de uso e ocupação das áreas alagadas, como nos mangues. Essas alterações podem ampliar a distância entre maré alta e maré baixa, alargando-a, ou diminuir essa variação, estreitando-a. Mas, seja como for, essas mudanças impactam as milhares de vidas de habitantes das zonas costeiras.


Imagem retirada de como os humanos estão alterando as marés do oceano.



Conforme as pessoas queimam mais combustíveis fósseis e colocam mais gases do efeito estufa na atmosfera, o aquecimento global derrete as camadas de gelo mais expostas, levando a um aumento dos níveis dos oceanos. Talvez o aumento dos níveis do oceano seja o maior desafio na mudança das marés e em muitas cidades costeiras esses níveis já são os mais altos da história.


A profundidade da água também é um fator importante para as mudanças da maré, porque como as marés se propagam como ondas de águas-rasas, elas mudam em diferentes lugares na medida em que a água é mais rasa. Nesse sentido, o formato do solo embaixo da água é importante para essa variação, uma vez que ele define o quanto os diferentes fluxos de água geram turbulências e dissipação de energia.


Por exemplo, ao remover as plantas submersas é reduzido o arrasto no fluxo de água, aumentando-o e fazendo crescer também a maré. De forma diferente, ao construir diques e piers faz-se com que a água se mova de forma mais turbulenta, dissipando mais energia na forma de movimento, provavelmente amortecendo a intensidade da maré.


É fundamental conhecer os impactos das ações humanas no meio ambiente e como essas ações se refletirão em ações das quais precisaremos nos adaptar: Não somente diante do aumento dos níveis dos oceanos, mas também das próprias mudanças na maré alta e maré baixa. No consumo de combustíveis fósseis à forma como usamos e ocupamos os solos, pouco a pouco, cada mudança transforma o mundo em que vivemos.

.

Adaptado de https://www.bbc.com/future/article/20200703-how-humans-are-altering-the-tides-of-the-oceans,

por @lg_arruda / @extensaonatural.educacao

e @carollascasas / @ecosteiros.ibusp